Vitórias memoráveis da grande nação hoasqueira


Da ALEAC

Durante sessão solene realizada nesta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa em alusão aos 50 anos da União do Vegetal, o coordenador de Relações Institucionais da UDV, Édson Lodi, falou que a união do vegetal é uma religião de origem brasileira e de dimensão universal. Para ele o vegetal professa crença na reencarnação, com o objetivo de evolução espiritual.

De acordo com Édson, a União do Vegetal sustenta o código ético/moral expresso nos dez mandamentos de Moisés e vê no Divino Mestre Jesus, o filho de Deus, o salvador da humanidade. “Isso é o que a torna uma religião cristã. Tem no Mestre Gabriel um guia seguro, uma luz amiga a orientar os nossos passos”.

Presente no nome da instituição – Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, a Beneficência se firma cada vez mais na prática do amor ao próximo, explicou o coordenador Édson Lodi. Ele ressaltou ainda o trabalho social realizado pela UDV. “Só em 2010 o trabalho da União do Vegatal resultou em mais de 113 mil atendimentos sociais. O volume de benefícios realizado em 2011 ainda está sendo computado, mas levantamentos preliminares apontam para um número ainda maior”.

Segundo Édson Lodi, desde o inicio a União do Vegetal vem promovendo iniciativas para demonstrar àqueles que ainda não conhecem suas práticas que o vegetal (Hoasca) é “comprovadamente inofensivo à saúde”. “Essas palavras do Mestre Gabriel estão presentes desde o primeiro estatuto, registrado em cartório em março de 1968. Entretanto, tivemos que vencer alguns desafios motivados pelo desconhecimento do assunto, e, em alguns casos, pelo preconceito”.

O coordenador lembrou que o Mestre Gabriel em uma frase lapidar mostrou o caminho para conseguir o apoio necessário ao trabalho que desenvolvia utilizando o chá Hoasca como sacramento religioso. “Ao longo dos 50 anos de existência o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal tem buscado estreitar os laços de respeito, coragem e transparência em seu relacionamento com as autoridades. O resultado disso são vitórias memoráveis que compõem a história da grande nação hoasqueira. Portanto, entre as comemorações do cinqüentenário da UDV estamos tendo a honra de receber o reconhecimento do poder público, aqui representado por esta Assembleia Legislativa”.
Leia a seguir o discurso de Édson Lodi em homenagem aos 50 anos da UDV escrito na integra:

Não se trata de passageiros, portanto efêmeros:Aos discursos encaminharemos documentos e relatórios, dando conta de nossas conquistas institucionais na busca de uma inserção na sociedade sempre pautada por um genuíno propósito construtivo.

Desta forma, incorporamos ao acervo dos parlamentos expressiva fonte de consulta, respaldando a manutenção do direito ao uso da Hoasca, segundo os princípios de Mestre Gabriel e dos preceitos legais. Oferecer informações reais é uma forma de cativar as autoridades:

Citarei apenas duas grandes conquistas já que ficará à disposição desta Assembleia uma expressiva documentação sobre a UDV. Em 1971, sobre forte perseguição das autoridades, e após a abertura do processo com o Governo do Território de Rondônia, Mestre Gabriel fez constar no Estatuto do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal a seguinte afirmação: “Para efeito de concentração mental, os associados, de sua livre espontânea vontade, bem um chá, que é a união de dos vegetais, o Mariri e a Chacrona, comprovadamente inofensivos a saúde”.

Dito por um simples cabloco, com pouca instrução material, todavia, conhecedor do reino vegetal, dos segredos e mistérios da Hoasca. Anos depois, em 1999 o Governo Norte Americano, um dos mais poderosos da terra, sob o comando do Presidente Busch usou todo o seu poder para provar que o Vegetal Hoasca causava danos a saúde e não conseguiu. Esta foi uma das razões que a Suprema Corte dos Estados Unidos, por unanimidade aprovou que a União do Vegetal pudesse continuar seu trabalho religioso naquele país com o uso de nosso sacramento: a Hoasca.

Ao mesmo tempo o governo brasileiro sofria perseguições em decorrência do caso nos Estados Unidos. O que me faz trazer outro exemplo da persistente e vitoriosa luta de manter nosso direito ao uso religioso do chá Hoasca, é a iniciativa do Conselho Nacional Antidrogas que em 2004 instituiu o Grupo Multidisciplinar de Trabalho (GMT) para o levantamento e acompanhamento, do uso religioso da Hoasca.

O documento oficial do GMT foi publicado no DOU, no dia 26 de janeiro de 2010 e mantém os princípios que vem sendo adotados pela UDV – e também por outras entidades seriamente comprometidas com o uso religioso do chá Ayahasca- desde sua criação por José Gabriel da Costa.

É costume dizer que a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico é o braço ambiental da União do Vegetal, o que é uma realidade. Entretanto este braço precisa que algo que o faça mover; o sentimento da preservação da natureza.

Portanto, prefiro dizer que a Novo Encanto é o coração ambiental – ou o coração verde e fértil – da União do Vegetal. A UDV também realizou encontros nacionais e internacionais com o intuito de compartilhar informações acerca do conhecimento produzido no âmbito de sua esfera de ação, notadamente o IV Congresso da União do Vegetal e II Congresso Internacional da Hoasca, realizado em Brasília maio de 2008. Este Congresso culminou com a edição do livro Hoasca Ciência, Sociedade e Meio Ambiente.

Mircléia Matos
Agência Aleac

Etiquetado , , , ,

2 pensamentos sobre “Vitórias memoráveis da grande nação hoasqueira

  1. Denise Vaz disse:

    Pq Centro “Espírita” Beneficente União do Vegetal ?

    Ou o centro é Espírita ou União do Vegetal,as duas coisas não tem como ser.

  2. Carlos Maciel disse:

    Olá Denise,

    Temos este nome porque somos um Centro Espírita, este Centro é Beneficente e Unimos dois Vegetais para nossa comunhão. Tem mais coisas contidas neste nome e que podemos explicar, mas bom mesmo é estar sentindo a força estranha para poder entender da melhor maneira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: