Santo Daime Ashland – O Santo Daime segue livre nos EUA


Dia 18 o Santo Daime nos Estados Unidos viu uma vitória para a distribuição do chá na quele país.

Dr. Owen M Panner, U.S. DISTRICT JUDGE, decidiu que “Guided by the unanimous decision of the United States Supreme Court in a very similar case, Gonzales v. 0 Centro Espirita Beneficente Uniao do Vegetal, 546 U.S. 418 (2006) (mfII), I conclude that the Religious Freedom Restoration Act, 42 U.S.C. § § 2000bb to 2000bb-4, requires that plaintiffs be allowed to import and drink Daime tea for their religious ceremonies, subject to reasonable restrictions.”

Quer dizer que, orientado pela decisão unânime da Suprema Courte no caso Gonzales v. 0 Centro Espirita Beneficente Uniao do Vegetal, ele concluiu que o Religious Freedom Restoration Act determina que os queixosos tenham permissão para importar a bebida Daime para seus propósitos religiosos, sujeitos a restrições razoáveis.

Nas restrições razoáveis cabem o exame periódico do chá pela DEA, que o chá, quando não estiver sendo servido durantes os trabalhos, que seja mantido em local fechado e com chave e monitoramento da importação e distribuição do chá pelo DEA.

Aqui o Juiz Owen observou que “The Native American Church”, a igreja que usa o peyote, tem mais de 300.000 membros e é controlada pela DEA, sendo assim, ele não vê dificuldade para este departamento do governo em controlar uma distribuição de chá para pouco menos de 100 pessoas.

Como era de se esperar, a vitória do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal que garantiu a distribuição do chá aos seus membros nos Estados Unidos, abriu caminho para outras religiões que também fazem uso do mesmo chá. Com certeza outras religiões seguirão o mesmo caminho e só tem a ganhar com isso. Basta notar  que a UDV precisou de mais de 3 anos para conseguir o resultado desejado e o Daime poucos meses.

O drawback desta conquista, se é que se pode dizer isso, é o balaio que muita gente quer por o chá, junto com drogas sintéticas e de diversão. Algumas já procuraram usar a mesma decisão para liberar drogas de recreação, argumentando que formam uma religião.

Não conseguiram.

Um pdf do doc original está aqui.

Etiquetado , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: