A crise en Darfur no Google Solidário


Google Earth Solidário – Estudo de caso: Crise em Darfur:

Quem achou que eu estava exagerando com os posts da Darfur Olympics, confira no Google Earth Solidário.

Darfur
‘Crise em Darfur’ no Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos; cada chama indica uma aldeia prejudicada ou destru�da.
Ampliar imagem

Crise em Darfur, um projeto da Iniciativa de Mapeamento de Prevenção ao Genocídio do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, é um esforço inédito do Museu e do Google para esclarecer o genocídio em Darfur reunindo imagens de satélite e camadas de dados e multimídia no Google Earth. Esta parceria usará recursos visuais visando atrair a atenção geral para as ameaças de genocídio em todo o mundo, e promete transformar o modo de compartilhar e apresentar as informações sobre atrocidades coletivas no futuro.

Nos últimos quatro anos, mais de 300 mil pessoas foram mortas e 2,5 milhóes ficaram sem teto na região de Darfur, oeste do Sudão. Em Darfur, mais de 1600 aldeias foram prejudicadas ou totalmente destruídas. Enquanto as vidas dessas pessoas desalojadas ainda é um problema pendente, a violência continua a afetar as aldeias que restam em Darfur e os acampamentos de refugiados que se espalham em toda a região e no vizinho Chade.

Tipicamente, aqueles que praticam genocídio agem segundo argumentos contraditórios e ardilosos. O governo sudanês alega que menos de 9 mil civis foram mortos na “guerra civil” de Darfur. Afirmações como essa são facilmente refutadas com a possibilidade de qualquer cidadão no mundo poder visualizar imagens de satélite em alta resolução e outras evidências graves que antes poucos tinham acesso. Agora, qualquer usuário do Google Earth pode aplicar o zoom em Darfur e ver a escala da destruição, aldeia por aldeia.

Etiquetado , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: