Casa Orgânica do casal Sanada


A casa orgânica é um projeto do casal Sanada, cidadãos do mundo. Tenho visto muita falação e pouca há-ção, mas o Yuri não é bolinho, colocou em prática o palavrório. Reproduzo abaixo o Memorial Descritivo da Casa Orgãnica e o vídeo. Para ver mais detalhes, visite o site deles:

——————–

A Casa Orgânica terá as seguintes características, que a distingue da construção comercial tradicional:

  • FUNDAÇÃO

Este tipo de construção dispensa fundação, pois as paredes estruturais são mais largas que as tradicionais, com setenta centímetros de largura, dispensando o uso de concreto e reforços de ferro.

  • ESTRUTURA

As paredes estruturais serão todas construídas com pneus inservíveis cheios de terra compactada. Neste método cada pneu pesa mais de cento e cinqüenta quilogramas, formando uma sólida parede com propriedades físicas de grande isolamento térmico e acústico. As paredes da casa são formadas por pneus inservíveis usados como tijolos. Cada cômodo da casa tem a forma de U, ou seja, duas paredes laterais e a de fundo. A última camada superior de pneus é selada com uma viga de concreto. Sobre esta viga é apoiada e presa a laje ou troncos de madeira de reflorestamento, que funcionam como vigas, fechando o cômodo em forma de U e conferindo a estrutura sua integridade.o As paredes internas são de tijolos ecológicos prensados, que dispensam a queima em fornos. Algumas paredes de ambientes específicos são construídas usando garrafas pet e garrafas de vidro. No caso das garrafas de vidro, o fundo das garrafas podem ficar aparentes, permitindo passagem de luz para o interior dos ambientes.

  • PAVIMENTOS

Os diferentes ambientes da casa terão pavimentação em diversos materiais, como madeira plástica reciclada de PET, pedras, cimento queimado, lajotas, madeiras de reflorestamento, e tacos de bambu.

  • REVESTIMENTOS

As paredes de pneus serão cobertas com duas camadas de rede tela de arame, sobre a qual é aplicada massa corrida, e acabamentos como estuco. O resultado final é uma parede lisa, sem diferença aparente de uma parede convencional de tijolos.

  • PINTURAS

As pinturas da casa serão compostas de componentes orgânicos, não agressivos ao meio ambiente, solúveis em água, como terra, minerais e cola.

  • COBERTURA

Primeiro e segundo pisos terão coberturas de lajes de concreto armado reforçado com bambu maduro ao invés de ferro, e lajotas na parte externa. O terceiro piso terá armação de bambu e cobertura de telhas recicladas de tetrapack. A cúpula de captura de água de chuva será construída com concreto armado reforçado com bambu e rede de tela de arame. As calhas de drenagem serão confeccionadas com madeira plástica reciclada de PET.

  • SISTEMA DE VENTILAÇÃO

Os ambientes terão ventilação cruzada natural; sistema de clarabóia automático para exaustão de ar quente; e caixas direcionáveis de captação de ar semelhante às usadas em embarcações. Ambientes sem aberturas laterais de ventilação receberão ar fresco através de dutos subterrâneos com filtros e sistema de desumidificação natural.

  • SISTEMA DE AQUECIMENTO

A casa será aquecida no inverno pelo sistema de estufa montados no interior de alguns ambientes. O calor do sol passa pelos vidros instalados em ângulo e aquecem as plantas e os ambientes. A massa das paredes estruturais aprisiona o calor no ambiente.o A água será aquecida durante todo ano através de aquecedores solares em cada andar, construídos com garrafas pet e tetrapack, para uso em chuveiros, banheiras, e piscina externa.o A casa terá fogão à lenha e lareiras abastecidas com madeira de procedência ecológica. Quando em uso, serpentinas irão aquecer a água de reservatório especial para uso em pias e banho.

  • INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Sistema AC – A casa terá voltagens alternadas 110v e 220v. As instalações elétricas serão de conformidade com as exigências técnicas (CERON).

Sistema DC – As luzes internas e externas de LED de alta luminosidade, as bombas d’água e de esgoto, e outros equipamentos eletrônicos serão alimentados por dois bancos de baterias 12 volts, abastecidos por painéis solares e gerador eólico.

  • INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

A casa orgânica é abastecida por duas fontes distintas:

1 Água convencional vinda de estação municipal de tratamento ou de poço artesiano.

2 Água da chuva coletada em toda extensão do telhado do terceiro andar, conduzida por canaletas para filtro de sedimentos na tampa de reservatório com capacidade para cinco mil litros de água.

1. A água é então distribuída por painel de controle para toda a casa, alimentando banheiros, cozinha e áreas de serviço.

2. A água utilizada vai para um tanque de água cinza com plantas, instalados na frente de alguns ambientes onde é filtrada naturalmente.

3. A seguir esta água processada é armazenada em tanque para ser usada nas descargas dos vasos sanitários dos banheiros.

4. Após descarga, esta água vai para tanque séptico com filtragem e tratamento por bactérias, e a partir deste para estação de tratamento de água negra no exterior da casa, para ser filtrada por plantas distribuídas em múltiplas células.

5. A seguir esta água usada quatro vezes na casa vai para fossa e retorna à natureza.

  • PROCESSAMENTO DE LIXO

O lixo da casa é separado em diversos reservatórios segundo as possibilidades de reciclagem, e disponibilizados para coleta seletiva.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Anúncios
Etiquetado , , ,

3 pensamentos sobre “Casa Orgânica do casal Sanada

  1. JÁ A ALGUNS ANOS VENHO QUERENDO CONSTRUIR UMA CASA SÓ DE PNEUS USADOS, MANDEM MAIS INFORMAÇOES. GRATO.

  2. Carlos Maciel disse:

    Olá Marcos, boas.

    Ao que parece o Yuri ainda não voltou da Expedição Phoenicia e poucos comentários tem resposta. Mas veja por aqui se te atende:

    http://aventura.com.br/casaorganica/?page_id=2

    Pesquise também pela web a possibilidade do Superadobe ou Hiperadobe. São sistemas construtivos fantásticos, junto com terra socada, taipa leve ou rammed earth.

  3. Yuri Sanada disse:

    Olá, o site da casa orgânica mudou para http://www.casaorganica.org.br. Abraços a todos! Yuri Sanada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: