Patrimônio para a alma


O ministro da Cultura, Gilberto Gil, promete encaminhar processo para tornar o ayahuasca patrimônio imaterial do Brasil.

CAROLINA MENEZES
Da Redação d’O Liberal em 03/05/2008


O ministro da Cultura, Gilberto Gil, anunciou uma decisão que poderá acalmar a polêmica que envolve o uso do chá ayahuasca em rituais religiosos ligados à doutrina do Santo Daime. Ele deve encaminhar em breve ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o pedido de instauração de processo de reconhecimento do uso da bebida, considerada alucinógena, como patrimônio imaterial da cultura brasileira. A solicitação foi entregue ao ministro no dia 30 de abril, em Rio Branco (AC), em documento assinado por representantes dos três troncos fundadores das doutrinas ayahuasqueiras, com endosso pelo governador do Acre, Binho Marques (PT), pelo deputado e presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães (PC do B), além da deputada federal Perpétua Almeida (PC do B), articuladora do projeto de reconhecimento do uso ritual da ayahuasca.

Na ocasião, Gil declarou esperar que ‘nós possamos celebrar em breve o registro do ayahuasca como patrimônio cultural da nação brasileira. Neste caso, específico, acrescenta-se o afeto em relação a outra dimensão importantísssima para a vida, que é a Natureza’.

O ministro foi convidado para participar do II Congresso Internacional do Hoasca, nos dias 9, 10 e 11 de maio, em Brasília, onde pesquisadores, juristas, acadêmicos e membros dos três troncos fundadores das doutrinas ayahusqueiras (Alto Santo, União do Vegetal e Barquinha) vão debater os últimos estudos realizados com o chá. Gilberto Gil disse que o Iphan, órgão do Ministério da Cultura, vai examinar ‘com todo zelo, carinho e responsabilidade’ a solicitação.

Na íntegra aqui: O Liberal

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: