Help the USA – we ate the world


Crise nos EUA – The Wall Street Journal. São US$ 20 bilhões para os bancos americanos Citigroup, Merrill Lynch e Morgan Stanley e o europeu UBS. Grana que vai sair do Japão, Coréia do Sul, Cingapura, Arábia Saudita e Kuwait.

“Há uma ironia aí. Tradicionalmente, é a economia americana e a riqueza produzida nos EUA que sai em resgate das nações pelo mundo”, disse ao WSJ Anthony Sabino, professor da Universidade de Nova York. O Citigroup anunciou prejuízo de US$ 9,83 bilhões apenas no quarto trimestre, em função do estoque de papéis podres do mercado imobiliário americano. É a primeira perda em 17 anos e a maior em seus 196 anos de história.

As ações do Citi tiveram queda de 2,12% ontem, um veradeiro Tsunami mundial. “A última vez que instituições financeiras saíram de um período de lucros altos para um de prejuízos (sem uma fase de transição) foi na depressão dos anos 30”, disse Richard Sylla, professor de história financeira da Universidade de Nova York, ao The New York Times .

Yasuo Fukuda, primeiro-ministro japonês, fez um alerta: “As perdas do Citigroup ameaçam afetar não apenas a economia americana, e sim a economia mundial”.

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: