Policia britânica deve usar “torpedos” para pegar estupradores


Na verdade, não só estupradores, mas sexual offenders de todo tipo. A tática está em uso em alguns estados nos Estados Unidos e é legal no Canadá, mas ainda não foi usada no Reino Unido. Isto porquê ela é potencialmente contra o Police and Criminal Evidence Act 1984 (Pace). Potencialmente, já que os juristas ainda não chegaram a um acordo.

Esta tática consiste simplesmente em enviar uma mensagem ao celular do suspeito, a partir do celular da vítima e com seu consentimento. Algo como “Porquê você fez aquilo comigo?”. A resposta tende a ser um pedido de desculpas que pode incriminar o suspeito. A questão é se este tipo de evidência pode ser usada em corte. Em alguns casos, a própria vítima pode ligar usando voz ao invés de mensagem. Esta variação não é comum no Canadá e não tem preferência para ser usada no Reino Unido.

No caso Gavin Arvizo contra Michael Jackson, Arvizo negou-se a fazer uso da tática e Jackson foi inocentado. Em outro caso na California, a enteada de Enrique Monteya mandou uma mensagem para ele, que respondeu “Porquê? Não faça isso… Porque vc vai fazer tudo isso? Eles vão me colocar na cadeira pelo resto da minha vida. Eles vão me matar. Vc quer que me matem?” Montoya foi condenado a 64 anos. A mensagem que ele recebeu dizia que ela estava pensando em contar tudo à polícia.

Esta notícia está no Guardian: Police to use text message tactics to snare rape suspects. Pelo que sei esta tática não é usada no Brasil, mas sou favorável à polícia usar todas as ferramentas que dispuser para colocar as mãos neste tipo de criminosos. Nos Estados Unidos, muitos sites de advogados alertam para que se tome cuidado com estas ligações, conhecidas como pretexto. Mesmo assim, ainda tem uns que “caem”, seja por conta de sua mente doentia, seja por conta do ego, medo ou arrependimento.

Vale a pena tentar.

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: